Defesa Civil do Estado capacita agentes do Norte/Noroeste

Instrução focou na resposta a desastres naturais

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) concluiu mais uma fase do Programa de Capacitação em Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI). Entre os dias 25 e 29 de setembro, 36 agentes de 13 municípios da Região Norte/Noroeste foram capacitados para atuar na redução dos riscos de desastres no estado.

A atuação conjunta entre os governos estadual e federal tem como objetivo o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O treinamento, realizado pela Escola de Defesa Civil (Esdec), contemplou Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis, São José de Ubá, Itaperuna, Cambuci, Laje do Muriaé, Varre-Sai, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana e Itaocara.

Entre os assuntos abordados pelo programa estão: noções básicas de proteção e defesa civil; elaboração de plano de contingência; gerenciamento de desastres, decretação e reconhecimento federal e gestão de recursos federais; recursos para reconstrução; e Sistema Integrado de Informação sobre Desastres (S2ID).

– A Sedec-RJ está em preparação continuada com a Sedec-MI nas ações que vêm sendo desenvolvidas no país. O objetivo é que estejamos prontos e engajados com as diretrizes nacionais, com foco principal na redução do risco de desastres no estado – afirmou o superintendente operacional da secretaria, coronel Bruno Braga.

Na ocasião, recepcionado pelo coordenador regional, tenente-coronel Joelson, o superintendente operacional visitou as instalações da Regional de Defesa Civil (REDEC–Norte) e aproveitou para falar sobre as ações educativas que estão implementando naquela região.