• 193 
  •  
  •  
  •  
  •  

Inscrições abertas para corrida comemorativa ao Dia Nacional dos Bombeiros

Prova de rua acontecerá no dia 1º de julho no Centro do Rio
 
Estão abertas as inscrições para a Corrida e Caminhada Soldado do Fogo. A prova, que comemora o Dia Nacional do Bombeiro, será realizada no dia 1º de julho. A largada e a chegada serão na sede do Quartel Central da corporação, localizado na Praça da República, nº 45, no Centro do Rio de Janeiro. 
 
Os interessados precisam ter no mínimo 15 anos e devem optar pelo percurso de 5 km ou 10 km. A corrida é aberta ao público, mas haverá categorias específicas para os militares da corporação, com valores promocionais de inscrição. 
 
Todos os atletas receberão medalhas de participação ao fim do trajeto. Os vencedores de cada categoria também ganharão troféus exclusivos, medalhas especiais do evento e/ou brindes dos patrocinadores. Mais informações no site:  www.corridasoldadodofogo.com.br

 

 
Categorias Público Geral:
 
Masculino:
Junior Masculino: Corredores de 15 a 19 anos
Open Masculino: Corredores de 20 a 29 anos
Adulto Masculino: Corredores de 30 a 39 anos
Master Masculino: Corredores de 40 a 49 anos
Senior Masculino: Corredores de 50 a 59 anos
Grand Senior Masculino: Corredores acima de 59 anos 
 
 
Feminino:
Junior Feminino: Corredoras de 15 a 19 anos 
Open Feminino: Corredoras de 20 a 29 anos
Adulto Feminino: Corredoras de 30 a 39 anos 
Master Feminino: Corredoras de 40 a 49 anos 
Senior Feminino: Corredoras de 50 a 59 anos 
Grand Senior Feminino: Corredoras acima de 59 anos 
 
 
Categorias Bombeiros CBMERJ:
 
CBMERJ Masculino:
CBMERJ Open Masculino: Bombeiros Militares até 29 anos
CBMERJ Adulto Masculino: Bombeiros Militares de 30 a 39 anos
CBMERJ Master Masculino: Bombeiros Militares de 40 a 49 anos
CBMERJ Senior Masculino: Bombeiros Militares a partir de 50 anos
 
CBMERJ Feminino
CBMERJ Open Feminino: Bombeiros Militares até 29 anos
CBMERJ Adulto Feminino: Bombeiros Militares de 30 a 39 anos
CBMERJ Master Feminino: Bombeiros Militares de 40 a 49 anos
CBMERJ Senior Feminino: Bombeiros Militares a partir de 50 anos 

Bombeiros capturam jararaca que estava no meio da rua em Petrópolis, no RJ

Corpo de Bombeiros RJ realiza instrução no quartel de Araruama

Atividades foram coordenadas pelo Grupamento Técnico de Suprimento de Água para Incêndio

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do Grupamento Técnico de Suprimento de Água para Incêndio (GTSAI), realizou, no dia 11 de abril, instrução de nivelamento no quartel de Araruama (27º GBM). A reciclagem teve o objetivo de capacitar os militares da unidade nas operações de suprimento de água durante as ações de combate a incêndio.

 

O conteúdo incluiu o uso e a manutenção de motobombas, sistema de georreferenciamento (SISGORH), utilização e manutenção de hidrantes, táticas de abastecimento, noções de hidráulica e do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Também foram abordadas técnicas de abastecimento, normativas referentes à corrida de área, abastecimento em ambientes naturais, entre outros temas.  

 

De acordo com o oficial responsável pela instrução, tenente Logulo, o treinamento também envolveu táticas de logística, como a organização de socorro e o rodízio de viaturas, por exemplo. Situações que objetivam eficiência em ações de combate e permitem um efetivo gerenciamento dos recursos.

 

- Por se tratar de uma atividade que é imprescindível aos bombeiros, a atividade de abastecimento deve ser reavivada e seus praticantes devem estar inteiramente capacitados – destacou.

 

DO Notícias - Corpo de Bombeiros divulga calendário da taxa de incêndio

Policlínica de Niterói realizou abertura das atividades para grupo de diabetes

Próximo encontro está marcado para dia 16 de maio

 

A 3ª Policlínica (Niterói) realizou, no dia 16 de abril, a abertura oficial das atividades para o grupo de diabetes. O programa inclui palestras e ações educativas para o controle da doença. A apresentação de estreia foi sobre acolhimento.

 

O trabalho é coordenado por uma nutricionista, a tenente-coronel Serpa, e por uma endocrinologista, a capitão Priscila Gil. Profissionais do Serviço Social, da Fisioterapia e da Enfermagem completam a equipe de atendimento.

 

Para participar do grupo, os interessados precisam agendar uma consulta com o setor de Endocrinologia. Após a avaliação, o paciente é encaminhado ao Serviço Social para inserção na atividade.

 

Os participantes se reúnem uma vez ao mês para troca de experiências, acompanhamento e reflexão.  O ciclo de assistência tem duração de quatro meses. O próximo encontro está marcado para o dia 16 de maio, às 13 horas.

 

Para informações adicionais, o paciente pode fazer contato com a assistente social, tenente-coronel Gleicy, por meio dos telefones: 2715-7367 e 2715-7317.

 

 

 

Corpo de Bombeiros RJ é credenciado pela Anac para emissão de Certificados Médicos Aeronáuticos

Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) realizará exames periciais no âmbito da corporação

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para emissão de Certificados Médicos Aeronáuticos (CMA) no âmbito da corporação, mediante exame pericial prévio realizado no Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP). A autorização foi publicada no dia 16 de abril no Diário da União.

 

- É uma grande conquista para o CBMERJ, reflete a qualidade do nosso serviço de saúde, que busca o aprimoramento constante para o atendimento às demandas. A partir de agora, a tripulação do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) será avaliada no nosso hospital – disse o diretor-geral de Saúde da corporação, coronel Roberto Miúra.

 

Antes do credenciamento, o Corpo de Bombeiros, por meio da Diretoria Geral de Saúde (DGS) e do GOA, já havia realizado capacitação para militares de diversas especialidades médicas envolvidas no processo de avaliação.

 

Corpo de Bombeiros RJ realiza ciclo de instruções náuticas

Programa aconteceu em Botafogo e incluiu aulas teóricas e práticas

           

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, entre os dias 09 e 13 de abril, no auditório do 1° GMar (Botafogo), um ciclo de instruções náuticas que fazem parte da formação continuada dos militares que operam embarcações de salvamento e combate a incêndio na corporação.

Quarenta e oito (48) oficiais e praças participaram da capacitação, que incluiu aulas teóricas e práticas de navegação, manobras com embarcações, funcionamento de motores, além de uma oficina de gerenciamento de desastres náuticos.

A Capitania dos Portos marcou presença ministrando instruções e aplicando prova para habilitação à condução de embarcações de serviço público em áreas interiores (Baía de Guanabara).

- Este programa foi fundamental para o aprimoramento técnico e habilitação dos militares. É mais uma iniciativa com foco no aprimoramento dos profissionais e do serviço prestado à população fluminense - destacou o comandante do 1° GMar, tenente-coronel André Mathias.

 

 

 

 

Bombeiros da área de Saúde participam de curso sobre contratações públicas

Objetivo é  capacitar os profissionais em gestão de contratos administrativos

Militares da área de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participaram, no dia 16 de abril, da palestra inaugural do curso Contratações Públicas - Uma Visão Geral. O evento é uma parceria da corporação com a Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE RJ).

De acordo com o coordenador do Departamento de Planejamento e Logística do CBMERJ, coronel Nucera, o objetivo  é capacitar os profissionais em gestão de contratos administrativos.

- O curso será de grande importância para o trabalho desenvolvido no setor, já que lidamos cotidianamente com a elaboração de termos de referência, adesão a atas, acompanhamento dos contratos, entre outras tarefas – ressaltou o oficial.

- Palestras como a de hoje despertam novas visões e instrumentalizam nossos oficiais para que possam exercer os cargos de confiança com mais segurança e efetividade – acrescentou o diretor da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM), tenente-coronel Alexandre Rocha.

 

Ilha Notícias - Bombeiros e prefeitura agem para reduzir acidentes de trânsito na Ilha

DO Notícias - Corpo de Bombeiros adota práticas sustentáveis

Página 1 de 104